Gustavo Brigagão coordenou o talk show “Reforma Tributária sobre o Consumo”, que ocorreu durante o XXVII Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt. Participaram do debate Everardo Maciel, Eurico Marcos Diniz de Santi, Paulo Ayres Barreto, Onofre Alves Batista Junior, PhD – LD, Paulo Duarte Filho e Luciana Mundim.

A conversa abordou pontos centrais da Reforma Tributária, como os critérios técnicos para definição das externalidades do Imposto Seletivo, a inadequação de sua incidência sobre exportações de minérios e carros elétricos e a incongruência entre a inclusão do açúcar na cesta básica e a tributação de bebidas açucaradas.

Também foram discutidas questões constitucionais relacionadas ao uso e consumo pessoal, incluindo a incidência do IBS/CBS em fornecimentos não onerosos a pessoas ligadas e no autoconsumo, situações consideradas incompatíveis com a lógica de um IVA. Sobre split payment, Brigagão destacou a experiência internacional negativa e a inviabilidade do modelo em vendas a prazo.

Confira os registros do evento.

+ posts

Equipe escritório BRIGAGÃO, DUQUE ESTRADA ADVOGADOS

Rio de Janeiro
R. Santa Luzia, 65133º andar - Centro+ 55 21 3554-6000
São Paulo
Rua Tenente Negrão, 1405º andar - Itaim+ 55 11 3192-9200
Brasília
SAUS Q. 3, Lt. 2, Bl. CBusiness Point / SL 713-714+ 55 61 2017-2435

Privacy Preference Center