Em entrevista ao jornal O GloboGustavo Brigagão explicou os impactos da Reforma Tributária no setor de serviços e o temor de que o peso dos impostos até triplique com as mudanças.

“Não dá para despir um santo que tem uma força gigantesca na economia para vestir outros. Não é que não devamos incentivar a indústria, mas não se pode fazer isso com uma sobrecarga ao setor de serviços”, ressalta o advogado.

Gustavo falou ainda sobre a mudança em imposto pago que afeta profissionais médicos, arquitetos e advogados.
“A nova alíquota de referência (do IVA) é de 25%, mas na prática ficará perto de 30%. Para esses profissionais, vai saltar de 3,65% para 30%. É um aumento de carga tributária inconcebível. Pode reduzir postos de trabalho, fechar empresas”, diz Gustavo.

Leia na íntegra em: https://lnkd.in/dEvJG-u2
https://lnkd.in/dnDp3xwv

Ao JOTA PRO Tributos, o tributarista explicou que, embora a proposta seja de creditamento amplo, condicionar esse creditamento à verificação do recolhimento do imposto na etapa anterior impõe a transferência do ônus de fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias do Estado para os contribuintes e pode dificultar a tomada de créditos.

“Imagine se uma loja de departamento com 5 mil fornecedores tiver de fiscalizar se todos recolheram o imposto para que ela tenha direito ao creditamento. Isso não existe em lugar nenhum do mundo”, explica o advogado tributarista.

#BDEAdvogados #ReformaTributária

+ posts